Psicologia das cores
- SAS Brasil Comunicação
- 23 de jan. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de jan. de 2019
Você sabia que cada cor tem um significado?

A psicologia das cores é o estudo que mostra a forma como nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações. A influencia das cores pode ser observada na comunicação visual, na publicidade, na decoração de casas e escritórios, na moda, na maneira como gostaríamos de ser vistos, entre outros.
História da psicologia das cores
Entenda o que está por trás das grandes marcas e famosas redes de varejos, onde todas utilizam as estratégias das cores para fisgar seus clientes.
Os primeiros estudos tiveram inicio em 1666, quando Isaac Newton descobriu que a luz branca, ao passar por um prisma, separava-se em diversas cores. Mais tarde descobriu-se que a mistura e suas combinações resultavam em outros tons: o amarelo é a combinação do vermelho e do verde, por exemplo.
Porém, foi o alemão Johann Wolfgang Von Goethe que criou a “Teoria da Cor” como a conhecemos. Segundo o cientista, a cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também da percepção que temos do objeto.
A identificação dos tons é subjetivo, porém os efeitos das cores são universais. As cores quentes como o vermelho, amarelo e o laranja são dinâmicas e estimulantes. Já as cores frias (azul, roxo e verde) possuem propriedade calmante, são suaves e estáticas.
Aos olhos do design as cores são fundamentais para a composição de um layout e, se bem aplicadas, tornam-se um atrativo e proporcionam maior eficácia ao material. É importante ressaltar que os estímulos proporcionados sofrem alteração de acordo com sua aplicação e combinação.
O conceito de contraste é muito bem utilizado pelos profissionais, enriquecendo ainda mais as peças de comunicação. Porém, para que as cores sejam trabalhadas de forma eficiente, é necessário observar: a relação da cor com o tema; a ordem de leitura da página; o perfil do público alvo; os objetivos da comunicação; entre outros.

Entenda como funciona cada uma
Azul
É a cor mais calma, traz paz, tranquilidade, bondade e paciência. Usada muito para transmitir uma mensagem de seriedade, confiança e profissionalismo. Combate as energias ruins e repassa calmaria.
Vermelho
Calor, intensidade, desejo, simbolo da sensualidade, paixão, erotismo, também é associado ao perigo ao estado de alerta. É a cor mais quente que existe. Simboliza o fogo e a vitalidade, mas pode criar reações agressivas. Estimula o aumento da frequência cardíaca e aumento da respiração.
Laranja
Verão, alegria, espontaneidade, criatividade e juventude são as palavras que melhor definem esta cor. No geral pode aumentar a confiança e traduzir muito otimismo e até mesmo estimular o sistema respiratório devido ao brilho.
Amarelo
Cor quente, brilhante, luz. O amarelo é o símbolo da divindade em várias culturas por ser a cor do sol. É capaz de motivar e alegria e despertar a vitalidade, agindo como algo que elimina o cansaço.
Verde
Símbolo da natureza, esperança, saúde e fertilidade, o verde funciona como hipnótico e sedativo, pois ajuda na insônia e casos de excitação nervosa, reduzindo também a fadiga e pressão arterial.
Roxo
Sofisticado, riqueza, serenidade e fria. Nas histórias dizem ser uma das cores preferidas da realeza, reduz a ansiedade aumenta a criatividade e está muito relacionada a instituições, afasta até o medo dirigindo-se diretamente ao coração.
Marrom
Passa a sensação de firmeza, rigidez, durabilidade e segurança. Em consequência disso percebemos muito essa cor em móveis.
Rosa
O rosa é uma cor considerada feminina pelo efeito de demonstrar delicadeza, afeto e relaxar as pessoas, em suas variadas tonalidades tem um alto poder de motivação.
Branco
Pureza, paz e fé são as melhores palavras para expressar essa cor. Por esse motivo os noivos casam-se de brancos e o ano novo também possuí está mesma tradição.
Cinza
Relacionada a velhice, tédio, respeito e até tristeza diante desta cor neutra, mas em seu lado mais promissor destaca a elegância, valores intelectuais e espirituais.
Preto
É a cor mais forte considerada também a cor da morte e do luto, associa-se a dor, tristeza e mágoa, mas em situações adversas pode se transformar em mistério, impacto, poder e estilo.
Comments